quinta-feira, 31 de março de 2011

Combate a Dengue

Duque de Caxias intensifica combate à dengue


Cento e sessenta agentes de endemias e voluntários da Secretaria de Saúde de Duque de Caxias estarão participando na quinta e na sexta-feira, 31 de março e 1º de abril, em dois distritos, de ações de prevenção e combate ao mosquito da dengue. Das 8h às 13h, o mutirão vai percorrer ruas e praças próximas ao Posto de Campos Elíseos e de ruas da Avenida Tancredo Neves (antiga Itatiaia), próximo à Praça do Ponto de Briga.

As atividades visam conscientizar a população sobre os riscos da doença, além de reforço na coleta de lixo, aplicação de larvicida, fumacê e orientações educativas com distribuição de material educativo. Também serão distribuídas capas de caixa d’água. Nos dois locais, a população poderá verificar a pressão arterial e conseguir material educativo sobre prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis DST/AIDS e preservativos. As ações são do Departamento de Vigilância em Saúde.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Dia Mundial de Combate a Tuberculose 24/03

Peça infantil, bolo e café da manhã no combate à tuberculose



O Bacilo da tuberculose assustava e dava informações sobre a doença na peça
Em Duque de Caxias diversas atividades marcaram a passagem do Dia Mundial de Combate a Tuberculose nesta quinta-feira, 24 de março. A sede da equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) de Imbariê ofereceu um café da manhã para seus membros e para os usuários do programa, onde se estabeleceu um bate papo sobre a prevenção, os sintomas e o tratamento da tuberculose. Uma peça de teatro infantil tirou as dúvidas sobre a doença – seu tratamento e suas formas de contágio – para os freqüentadores do Centro Municipal de Saúde (CMS) e do Hospital Infantil Ismélia da Silveira.

No CMS, além da peça infantil, os usuários receberam panfletos com orientação sobre a doença, puderam ver no microscópio como são dos bacilos causadores da tuberculose e comeram uma fatia do bolo oferecido para todos aqueles que pegaram a doença e conseguiram se curar. “Eu peguei a doença há dois anos. Fiz tratamento de seis meses na UPH (Unidade Pré-hospitalar 24h) de Parque Eqüitativa e me curei totalmente. Sou a prova de que o tratamento funciona”, disse Antônio Luiz Bezerra, morador de Santa Cruz da Serra de 43 anos.

Panfletos informativos pram destribuídos no CMS e no Hospital Infantil

A mesma peça foi apresentada no Hospital Infantil Ismélia da Silveira, onde os usuários também puderam ver um vídeo educativo com entrevistas e dados explicativos sobre a tuberculose. Voluntários e alunos da faculdade de enfermagem da Unigranrio e da UniSuam, além de alunos do Curso técnico de auxiliar de enfermagem do Colégio Brigadeiro Newton Braga, distribuíram panfletos e procuravam identificar usuários e acompanhantes que pudessem estar tossindo para perguntar a quanto tempo se encontram daquele jeito e se já estão em tratamento. “Pessoas que estejam tossindo de forma constante a mais de três semanas podem estar com tuberculose. Elas são encaminhadas ao Programa de Tuberculose do Centro Municipal de Saúde onde podem fazer um teste que identificam no mesmo dia se estão ou não com a doença”, informou a coordenadora do Programa de Tuberculose do CMS, Carla Fernandes Lara.

Na sexta-feira, 25 de março, a programação da semana do Dia Mundial de Combate a Tuberculose se encerra com um grande evento da Secretaria Municipal de Saúde na Praça Roberto Silveira, no bairro 25 de Agosto, entre as 9h e13h. O evento terá direito a música, sorteios, com servidores da secretaria tirando todas as dúvidas sobre a doença.

A peça também foi apresentada no Hospital Infantil Ismélia da Silveira

terça-feira, 22 de março de 2011

Olavo Bilac recebe mutirão contra a dengue


O mutirão contra a dengue, da Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias (SMS), esteve nesta quinta-feira, 17 de março, no bairro Olavo Bilac, no primeiro distrito. O trabalho reuniu cerca de 40 homens, carros fumacês, com distribuição de hipocloreto, telas para caixa d’água. Agentes de endemia vistoriaram imóveis em busca de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. A iniciativa teve apoio de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Usando carros fumacês, os agentes aplicaram inseticida em dezenas de ruas e residências do bairro. Foram distribuídas dezenas de telas para impedir que mosquitos depositem seus ovos nas caixas d’água. Em barracas montadas na praça do bairro, moradores aproveitavam para medir taxa de glicose e pressão arterial. Crianças e adolescentes aprendiam sobre os ciclos do mosquito transmissor da dengue.

Com apoio da rede comercial do bairro, que anunciava a operação em seus sistemas de som, moradores começaram a fazer fila para usar os serviços da SMS em oferta. No local, técnicos de enfermagem distribuíram folhetos explicativos e preservativos sexuais, enquanto crianças assistiam a apresentação sobre os riscos da dengue. Nesta sexta-feira, o mutirão contra a dengue estará no bairro Pantanal, a partir das 9 horas.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Saúde inaugura Residencial das Flores no Jardim Anhangá


O Residencial das Flores reúne seis casas em um condomínio terapêutico
Foi inaugurado nesta terça-feira, 15 de março, o condomínio terapêutico Residencial das Flores, que vai reunir pacientes de Duque de Caxias que estão internados em clínicas psiquiátricas em outras regiões. O espaço, com seis casas de três quartos, sala, cozinha, banheiro e área de lazer, vai abrigar pessoas com transtornos mentais que não possuem mais suporte ou vínculos com suas famílias. A entrega do condomínio, que fica ao lado da sede do Programa Saúde da Família (PSF) do Jardim Anhangá, foi feita pelo vice-prefeito Jorge Amorelli, que representou o prefeito José Camilo Zito.

Segundo a coordenadora do projeto, a psicóloga Solange Lopes, o Residencial das Flores, faz parte da política de saúde mental do Ministério da Saúde, com o objetivo de oferecer ao doente uma vida normal. “A proposta é fazer com que os moradores se sintam à vontade, como se estivessem em suas casas, levando uma vida dentro da normalidade”, observou a coordenadora. Segundo Solange, o trabalho será executado em conjunto com o Programa de Saúde da Família (PSF), Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e o Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo.

As residências possuem sala, cozinha, banheiro quartos e área de lazer

As unidades do Residencial das Flores têm capacidade para atender a um total de 42 pessoas, sete por casa. Cada uma delas conta com um cuidador especialmente treinado para trabalhar com os futuros moradores. As residências possuem sala, cozinha, banheiro, três quartos e área de serviço e estão equipadas com fogão, geladeira sete camas, sofás, mesa com cadeiras e TVs, entre outros itens. “As pessoas vão morar normalmente nelas, recebendo apoio dos cuidadores”, observou Solange, acrescentando que durante o dia, eles irão ao Caps, onde receberão atendimento psiquiátrico e participarão de terapias ocupacionais e oficinas.

O secretário de Saúde, Danilo Gomes, falou da emoção de estar inaugurando o condomínio terapêutico. Ele lembrou que os trâmites burocráticos duraram dez anos. “Este projeto está em andamento desde 2001, mas finalmente podemos entregar à população. Está mais bonito do que eu esperava”, destacou Danilo, acrescentando que com os recursos que recebem do INSS os moradores poderão comprar o que quiserem no mercado local. “Isto não é um hospital, mas um local onde as pessoas podem conviver com a sociedade local”, concluiu Danilo.
Para o vice-prefeito Jorge Amorelli, o Residencial das Flores vai garantir um tratamento mais humanizado às pessoas que precisam de tratamento psiquiátrico. Ele agradeceu a Solange e à coordenadora do Programa de Saúde Mental da SMS, Dayse Butteri. “Vocês fazem parte de uma equipe que está dando um banho de competência”, afirmou o vice-prefeito. O evento contou com a presença de representantes do estado, profissionais de saúde, lideranças políticas locais, secretários e moradores do Jardim Anhangá, bairro que abriga o imóvel.

Segundo Jorge Amorelli o Residencial vai garantir um tratamento human