sexta-feira, 10 de junho de 2011

Começam as inscrições para a 17ª Conferência de Saúde


No próximo dia 15 iniciam as inscrições para a 17ª Conferência Municipal de Saúde de Duque de Caxias, que acontece nos dias 1º e 2 de julho no auditório da Unigranrio. São 200 delegados que devem se cadastrar na sala 18 da Secretaria Municipal de Saúde, que fica na Alameda James Franco nº 3, Jardim Primavera. Este ano, a conferência traz o tema "Todos Usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro".
No dia 1°, as atividades se inicial às 16h, com a listagem de presença. Depois da abertura, prevista para as 19h, haverá um coquetel. Já no dia 2, a conferência acontece das 8h às 17h. Serão quatro palestras com os temas “Acesso e Acolhimento com Qualidade: Um Desafio para o SUS”, com o Dr. Marcos Rocha, “Política de Saúde na Seguridade Social, Segundo os Princípios da Integralidade, Universalidade e Equidade”, com Dr. Francisco Barbosa, “Participação da Comunidade e Controle Social” com Sebastião Bernardino.
E, por último, o tema “Gestão do SUS (Financiamento: Pacto pela Saúde e Relação Público X Privado: Gestão do Sistema do Trabalho e da Educação em Saúde)”, será debatido com Drª Lídia Zimbardi, que falará sobre “Gestão do SUS – Financiamento: Pacto pela Saúde e Relação Público X Privado” com o Dr. Ricardo Donato Rodrigues, que trata de Gestão do Sistema do Trabalho e da Educação em Saúde.
Após o almoço, os grupos serão separados por oficinas. Ao final da Conferência, todos receberão certificados e serão eleitos os Delegados para a Etapa Estadual e Plenária Final. Mais informações pelo telefone do Conselho: 2773-6318.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Duque de Caxias trata 1700 pessoas com o vírus HIV

No dia 5 de junho deste ano, a Aids completa 28 anos de descoberta. Os primeiros casos da doença, no mundo, foram detectados, em São Francisco, Estados Unidos. Daí em diante, uma verdadeira batalha tem sido travada com o objetivo de encontrar novas formas de tratamento e de manter as pessoas infectadas com boa saúde.
Em Duque de Caxias, cidade com 855.048 habitantes, de acordo com o último senso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apesar das inúmeras campanhas de esclarecimento de como se evitar as DSTs, como uso de preservativos e o não compartilhamento de seringas e outras substâncias injetáveis, a secretaria municipal de Saúde tem, atualmente, cerca de 1700 pessoas em acompanhamento com o vírus HIV, destas, cerca de 1200 a 1300, usam Terapia Antirretrovial (TARV). Entretanto, de 240 a 300, são apenas portadores do HIV, fazem o acompanhamento rotineiro, mas não sofrem os efeitos do vírus, o que os isenta de medicação.
Os cerca de 1300 pacientes fazem uso da Terapia Antiretroviral são monitorados clínica e laboratorialmente, e recebem um conjunto de medicações, popularmente chamada de “coquetel”, por ser composto por no mínimo 3 remédios, algumas conjugadas como é o caso do Biovir (Lamivudina ou 3TC+Zidovudina ou AZT), que é usado com mais um medicamento. Estas apresentações conjugadas têm por objetivo simplificar o tratamento e consequentemente facilitar a adesão ao tratamento da AIDS.
“Justamente por hoje termos um tratamento mais simplificado, com portadores tendo, inclusive, uma vida inteiramente normal, o vírus do HIV tem se espalhado mais agressivamente no país. É preciso conter essa epidemia porque, segundo estudiosos, a projeção é que até 2030 cerca de 60 milhões de pessoas estejam infectadas em todo o mundo”, lamentou o secretário de Saúde, Danilo Gomes.
“Apesar das dificuldades, que muitas vezes esbarram nas burocracias administrativas tanto na esfera federal quanto estadual, a cidade de Duque de Caxias possui um dos maiores e melhores centros de referência de combate e controle de DSTs do Estado do Rio, que fica no Centro Municipal de Saúde”, declarou Sandra Victória Fernandes, coordenadora de Vigilância em Saúde.
De acordo com Dilma Maria Siqueira Carelli, do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, nos últimos dez anos 478 casos foram notificados no município, deixando em alerta o poder público no combate à propagação da doença. “Ainda estamos sob controle, mas não podemos relaxar”, comentou.
Além de tratamento médico, todos os pacientes e seus familiares recebem acompanhamento psicológico e social caso seja necessário.
Depois de descobrir o HIV o renascimento
Em meados de 1998, ano em que J., 55 anos, descobre ser portador de HIV, o Brasil está entre os quatro países com o maior número de casos notificados de AIDS no mundo (135,000 accumulated AIDS cases as of 1998/99). (135.000 casos de Aids acumulados a partir de 1998/99). The estimated number of Brazilians with HIV
Divorciado e sexualmente ativo, J. diz que naquela época não existia a preocupação com sexo seguro, com uso de preservativos. E justamente por isso, ele acredita que se contaminou com o vírus. Ele relata que no início bateu uma grande tristeza e que, por alguns instantes, ele quase entrou em depressão. Mas como teve o apoio incondicional da família e dos amigos resolveu sacudir a poeira e dar a volta por cima. “Fui pesquisar sobre a doença, iniciei o tratamento no Centro Municipal de Saúde, que é excelente, diga-se de passagem, e onde sou voluntário, e acabei retomando os estudos. Até então trabalhava em uma metalúrgica em turno e sempre achava que não dava para estudar. Fiz o curso técnico de enfermagem, e agora faço, pela manhã, curso superior de enfermagem e, à noite, segurança do trabalho. Não deixo de tomar meus medicamentos no horário certo e por isso vivo muito bem. Se não falo que sou soropositivo ninguém sabe. É como se eu tivesse nascido de novo, só que agora com mais vontade de viver, mais disposto a ser feliz. E se eu puder dar um conselho a todos que façam o mesmo, sejam felizes”, finalizou.



J, 55, é atendido pela infectologista Carolina e Souza Bandeira no CMS

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Principais Informes da XVII Conferência Municipal de Saúde


VII Conferência Municipal de Saúde de Duque de Caxias



1) Data e Horário do Evento: dias 01 e 02 de Julho de 2011, das 16:00 as 20:00 horas e das 08:00 as 17:00 horas, respectivamente.

2) Local: Auditório Professor Wilson Chagas, da UNIGRANRIO, sito a Rua Professor Jose de Souza Herdy, nº. 1160 – 25 de Agosto – Duque de Caxias.

3) Tema Central da Conferência: "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro".

4) Número de Vagas: A Conferência disporá de 200 vagas para Delegados, que estarão classificados e com direito a voz e voto.  Todos os inscritos, depois de atingido o total de 200 vagas destinadas aos delegados, serão considerados “Observadores”, e só terão direito a voz. As 200 vagas destinadas aos Delegados, estarão assim distribuídas:
a-) Todos os Conselheiros do COMSADC (48 vagas);
b-) 152 Vagas para os inscritos a partir do dia 15 de Junho de 2011 até o final dos trabalhos no dia 01 de Julho de 2011.

5) Como se inscrever:
A Partir do dia 15 de Junho de 2011, de segunda a sexta-feira, das 09:00 as 17:00 horas
a-) E-mail do Conselho: comsadc.sms@gmail.com;
b-) Fax do Conselho: 2773-6318;
c-) Sala do Conselho, de nº. 18, na Secretaria Municipal de Saúde, sito à Alameda James Franco, nº 03 – Jardim Primavera – Duque de Caxias;  ou
d-) No dia 01/07/2011, na UNIGRANRIO, até o final dos trabalhos daquele dia

PROGRAMAÇÃO DA XVII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

PROGRAMAÇÃO DA XVII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Ø     Dia 01 de Julho de 2011 – Sexta Feira

De 16:00 h as 18:00 h – Lista de Presença/Confirmação da Inscrição; Entrega do Material da Conferência.
De 18:00 h as 19:00 h – Cerimônia de Abertura

                                                   Mesa de Abertura

Prefeito – Sr. Jose Camilo Zito dos Santos Filho
Secretário de Saúde – Dr. Danilo Gomes
Conselheiro do COMSADC – Representante dos Profissionais de Saúde
Conselheiro do COMSADC - Representante dos Usuários
Reitor da UNIGRANRIO - Dr. Arody Cordeiro Herdy


De 19:00 h as 19:30 h – Palestra – Tema: "Todos Usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro".
De 19:30 h as 20:00 h – Coquetel

Ø     Dia 02 de Julho de 2011 – Sábado
                       Manhã

De 08:00 h as 09:00h – Café da Manhã

De 08:00 h as 10:00 h – Lista de Presença/Confirmação da Inscrição; Entrega do Material da Conferência.
De 09:00 h as 09:30 h - Abertura dos Trabalhos
- Leitura e Aprovação do Regulamento da XVII Conferência Municipal de Saúde
Composição da Mesa:
- Representante do Gestor
- Representante dos Profissionais de Saúde
- Representante dos Usuários
PALESTRAS

De 09:30 h as 10:00 h – “Acesso e Acolhimento com Qualidade: Um Desafio para o SUS”
Palestrante: Dr. Marcos Rocha
Coordenador: Sr. Marcelo de Vasconcellos Mathias
Debates: De 10:00 h as 10:15 h

De 10:15 h as 10:45 h – EIXO 1: Política de Saúde na Seguridade Social, Segundo os Princípios da Integralidade, Universalidade e Equidade.
Palestrante: Dr, Francisco Barbosa
Coordenador: Sr. Antônio Pereira dos Santos
 Debates: De 10:45 h as 11:00 h


De 11:00 h as 11:30 h – Eixo 2: Participação da Comunidade e Controle Social
Palestrante: Sr. Sebastião Bernardino
Coordenadora: Maria da Glória Ferreira dos Santos
Debates: De 11:30 h as 11:45 h

De 11:45 h as 12:15 h – Eixo 3: Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público X Privado; Gestão do Sistema do Trabalho e da Educação em Saúde)
Palestrantes:
- Drª. Lídia Zimbardi - Gestão do SUS - Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público X Privado.
- Dr. Ricardo Donato Rodrigues - Gestão do Sistema do Trabalho e da Educação em Saúde.
Coordenador: Dr. Dalmir Machado
Debates: De 12:15 h as 12:30 h

Tarde

Almoço: De 12:30  h as 13:30 h

De 13:30 h as 15:30 h - Oficinas para Elaboração das Propostas

Oficina 1 - Política de Saúde na Seguridade Social, Segundo os Princípios da Integralidade, Universalidade e Equidade.
- Coordenadora: Srª. Débora Lopes de Oliveira

Oficina 2 - Participação da Comunidade e Controle Social
- Coordenador: Sr. Maurílio Castro de Matos

Oficina 3 - Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público X Privado; Gestão do Sistema do Trabalho e da Educação em Saúde).
- Coordenadora: Srª. Denise Souza Cordeiro Vaz

Oficina 4 – Programa de Saúde da Família – PSF
- Coordenadores: Dr. Jorge Nunes    
                               Srª. Jesuíta Rosa de Araújo

De 15:30 h as 17:00 h – Eleição dos Delegados para a Etapa Estadual e Plenária Final