terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Prefeitura realiza ação contra a dengue no Parque Dois Irmãos


Caixas d'água sem tampa eram cobertas por capas

Nesta segunda-feira, 30 de janeiro, o Parque Dois Irmãos recebeu mais uma edição do mutirão de prevenção e combate à dengue da Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias. A ação começou a partir das 9h e contou com agentes de endemias e servidores da saúde para orientar a população, distribuir panfletos e procurar e combater focos do mosquito Aedes aegypti nos terrenos e moradias do bairro. O ponto de encontro e base de operação da ação foi em frente à Escola Municipal Professor José de Souza Herdy.

Carros-fumacês circularam no bairro no início da manhã espalhando inseticida e capas foram colocadas em caixas d'água que estavam sem tampa. Os agentes comunitários de saúde, do Programa Saúde da Família (PSF), responsáveis pelo bairro também participaram da ação. José Leal Nunes, 59 anos, e morador no bairro há mais de 40, elogiou o trabalho de combate à dengue da Secretaria de Saúde. “Os agentes estão sempre por aqui, nos dando conselhos e procurando focos dos mosquitos da dengue”, disse ele.



Crianças da comunidade observam as larvas do Aeges aegypti no microscópio

No ponto de encontro dos agentes, a secretaria montou um estande onde os moradores do bairro podiam fazer teste de glicemia, recebiam orientações e observavam em um laboratório como é a evolução do Aedes aegypti e como identificar o mosquito.

A próxima ação de combate à dengue da secretaria será na quarta-feira, 1º de fevereiro, na Vila São José. O ponto de encontro, com o estande da Secretaria de Saúde, será em frente à Associação de Moradores da Vila Fraternidade. Em caso de suspeitas de focos, a secretaria envia equipes gratuitamente para combatê-los em toda a cidade. Solicitações podem ser feitas pelo telefone: 0800 2827788.



José Leal: agentes de endemias sempre presentes



No detalhe, larvas do Aedes aegypti encontradas na ação