segunda-feira, 4 de junho de 2012

Caxias faz campanha no Dia Mundial sem tabaco


“Fumar faz mal pra você, faz mal pro planeta”. Este é o slogan da campanha nacional de combate ao fumo e foi realizada antecipadamente nesta quarta-feira, 30 de maio, pela Secretaria de Saúde de Duque de Caxias, na Praça Governador Roberto Silveira, dentro das comemorações do Dia Mundial sem Tabaco, lembrado no dia 31. Além da distribuição de material educativo que mostra os males causados pelo fumo, muitas pessoas conversaram com assistentes sociais. Profissionais de saúde fizeram testes de glicemia e hipertensão em cerca de 300 pessoas. Algumas foram orientadas a procurar o Posto Municipal de Saúde para acompanhamento.

Iracilda (E) pede orientação sobre a campanmha à assistente social Marli Pereira
Entre os que pararam para pedir orientação, Iracilda de Oliveira Batista, de 59 anos, estava preocupada. Fumante há mais de 30 anos e hipertensa, ela disse a assistente social Marli Pereira Barroso, coordenadora técnica do programa, que quer parar de fumar. Ela foi orientada a procurar o Centro Municipal de Saúde, na Rua General Argolo, em frente ao Hospital Infantil Ismélia da Silveira para tratamento.

“Consegui ficar sem fumar durante dois meses. Por não saber lidar com a crise de abstinência voltei a fumar. Depois das explicações, vou procurar seguir as orientações da assistente social. A palavra chave é determinação e decisão”, disse a moradora do bairro Engenho do Porto, no primeiro distrito.