sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

24/02-Dr. Laureano é atendido pelo mutirão de combate à dengue

24/02/2011

Dr. Laureano é atendido pelo mutirão de combate à dengue



A maquina manual de aplicação de fumacê é usada onde os carros não podem ir
O bairro Dr. Laureano recebeu nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, técnicos do Programa de Controle de Dengue da Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias. Eles realizaram um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti e procuraram conscientizar a população sobre a necessidade de se evitar a sua proliferação. Os técnicos também aproveitaram para combater roedores, atendendo a solicitações da população feitas no local ou ao encontrar focos durante as visitas realizadas as casas do bairro pelos cerca de 50 agentes de endemias presentes.

O evento desta quinta começou com os carros fumacês rodando o bairro entre 5h e 10h, melhor horário para a ação do equipamento. Também rodou o bairro uma equipe com termobilizador pesado, uma máquina manual de aplicação de fumacê, para aplicação em locais que os carros não podem entrar. A partir das 8h, os agentes de endemias começaram a ir à casa das pessoas para buscar focos de ovos de mosquitos, aplicar larvicida e prestar orientação aos moradores. Eles também levavam capas de caixa d’água para cobrir caixas sem tampa ou mal tampadas. Os mutirões prosseguem nos próximos dias nos mesmos horários. Sexta-feira será a vez do Gramacho e sábado, do Jardim Gramacho.

Moradores viram o cilco de vida do Aedes aegypti através de microscópios

Na base de operações do mutirão, localizada na principal praça do bairro, moradores puderam verificar sua pressão arterial e fazer teste de glicemia, identificando o nível de açúcar no sangue. Aproveitando esse período pré-carnavalesco, também recebiam camisinhas e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS). Uma ambulância da SAMU esteve presente durante todo o evento para cuidar de emergências. Crianças participavam de jogos e brincadeiras com a equipe do Programa de Educação em Saúde que procuravam alertar os pequenos sobre os perigos da dengue. Um laboratório itinerante mostrava aos interessados através de microscópios todo o ciclo de vida do Aedes aegypti.

O aposentado Adelino da Silva, 48 anos, nascido e criado no bairro, recebeu a visita dos agentes de endemias em sua residência, numa vila de quatro casas na Rua Coelho Neto. Os agentes buscaram focos de larvas de mosquitos e colocaram capa em uma das caixas d’água que possuía uma tampa enferrujada com um grande buraco. “Ainda bem que ninguém daqui da vila pegou essa doença. O pessoal da dengue sempre vem aqui colocar larvicida e orientar a gente”, falou Adelino.

Durante o mutirão técnicos cobrem com capa uma caixa d'água aberta

Um comentário:

  1. Primeiro parabenizo o blog, ótima oportunidade para a participação popular. Dá a sensação de estarmos mais próximos das atividades da Secretaria. Muito bom.
    Aproveito a postagem para uma perguntinha técnica. Como se explica uma localidade como a minha ( Santa Rosa já divisa de Caxias com Petropolis) não apresentar nenhum caso de dengue em nenhuma das epidemias já vivenciadas por nosso Município. Uma vez que temos os mesmo problemas de áreas urbanas, propriedades fechadas, piscinas sem tratamento etc. É algum privilégio de proteção silvestre? rsss bjs a todos

    ResponderExcluir