terça-feira, 5 de abril de 2011

Duque de Caxias promove ações contra hepatite C


A Secretaria de Saúde de Duque de Caxias, através do Departamento de Vigilância em Saúde, vai promover duas ações de combate à hepatite C, dentro do Programa Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. O trabalho será desenvolvido junto aos pacientes atendidos no Posto Municipal de Saúde (Avenida Governador Leonel Brizola – antiga Presidente Kennedy), Centro, dia 13 de abril, e no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPSad (Rua Correia Méier, bairro 25 de Agosto), no dia 11 de maio, das 9h às 15h.
Os pacientes receberão informações sobre a doença e farão um teste rápido para saber se estão com o vírus. Se o resultado for positivo, o portador será encaminhado ao ambulatório para tratamento médico e acompanhamento. As grávidas serão orientadas também a pedir o teste de HIV.
A hepatite é uma inflamação do fígado causada por vírus (transmissíveis) ou por reações do corpo a substâncias como álcool e remédios. As hepatites A,B,C,D e E são virais. Para a hepatite B já existe vacina o que não ocorre com a hepatite C. Por isso, as autoridades de saúde orientam para os cuidados que devem ser redobrados. O público terá acesso também a informações sobre o uso de preservativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário