Danilo Gomes conversa com Sérgio Côrtes em visita à Policlínica
Os principais projetos da área de saúde de Duque de Caxias - a Policlínica, a Maternidade Casa da Mãe Caxiense e o Centro de Apoio a Pacientes fora de Possibilidade Terapêutica -, foram apresentados nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, ao secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, em visita ao município. O vice-prefeito Jorge Amorelli e o secretário municipal de saúde, Danilo Gomes, recepcionaram Côrtes. A meta é formalizar parceria com o Estado para a cessão de equipamentos e mobiliários para as unidades que serão entregues no primeiro semestre deste ano.
A primeira parada foi no antigo Hospital Duque de Caxias, que foi intimado em 2008, pela Vigilância Sanitária Estadual, a fechar as portas por falta de condições de higiene por oferecer riscos à população. O prédio está em obras para se transformar na maior Policlínica do Estado do Rio. Médico cirurgião ortopédico, Sérgio Côrtes, que trabalhou ali em 1989, ficou surpreso com a obra. “Trabalhei aqui no Hospital Duque de Caxias no final da década de 80 e a transformação da unidade é gigantesca. Existe uma demanda que será atendida com a Policlínica. A obra está muito bem feita”, avaliou Côrtes.
![](http://www.duquedecaxias.rj.gov.br/userfiles/image/00%20C%C3%B4rtes%202012/DSC_0295%20copy.jpg)
O secretário Estadual de Saúde disse que ficou muito impressionado com a obra
Danilo Gomes caminhou com o secretário Estadual de Saúde pelas dependências da Policlínica. Ele conheceu o local onde funcionará o núcleo de oftalmologia, laboratório, Centro de Imagens, ortopedia e reabilitação física. A Policlínica de Duque de Caxias contará com 36 especialidades médicas, como angiologia, clínico geral, geriatria, neurologia, reumatologia, entre outras. Haverá cerca de 90 consultórios para atendimento ao público de média e alta complexidade, gerando 150 mil exames por mês.
Em seguida, a comitiva foi para a Maternidade Casa da Mãe Caxiense, em Santa Cruz da Serra, terceiro distrito. Com área de 7,3 mil metros quadrados, a unidade terá centro materno-infantil com 80 leitos – 65 obstétricos, 12 para cirurgias ginecológicas e obstétricas e três para isolamento –, além de berçário com quatro incubadoras. As futuras mães poderão realizar pré-natal, ultrassonografia e mamografia e cirurgias ginecológicas. A Casa da Mãe Caxiense terá capacidade de realizar 900 partos por mês.
![](http://www.duquedecaxias.rj.gov.br/userfiles/image/00%20C%C3%B4rtes%202012/DSC_0313%20copy.jpg)
Raslan Abbas, Amorelli (centro) e Côrtes na Maternidade Casa da Mãe Caxiense
A última visita foi ao Centro de Apoio a Pacientes fora de Possibilidade Terapêutica, em Parada Angélica. Segundo Danilo Gomes, a unidade servirá para desafogar o Hospital Moacyr do Carmo. O centro oferecerá tratamento a pacientes crônicos e funcionará com alas masculinas e femininas. “Haverá serviços de fisioterapia, clínica médica, psicologia, assistência social e área de lazer. Serão 58 leitos disponíveis”, destacou o secretário Municipal de Saúde.
Para Jorge Amorelli, que representou o prefeito Zito, a vinda de Sérgio Côrtes a Duque de Caxias foi proveitosa. “Ele conheceu nossos projetos na área de saúde e vai trabalhar para nos ajudar a concretizá-los”, disse Amorelli.
O secretário adjunto de Saúde, Júlio Cézar de Menezes, e o secretário de Fazenda, Raslan Abbas, também acompanharam a vinda do secretário Estadual de Saúde ao município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário