sexta-feira, 25 de março de 2011

Dia Mundial de Combate a Tuberculose 24/03

Peça infantil, bolo e café da manhã no combate à tuberculose



O Bacilo da tuberculose assustava e dava informações sobre a doença na peça
Em Duque de Caxias diversas atividades marcaram a passagem do Dia Mundial de Combate a Tuberculose nesta quinta-feira, 24 de março. A sede da equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) de Imbariê ofereceu um café da manhã para seus membros e para os usuários do programa, onde se estabeleceu um bate papo sobre a prevenção, os sintomas e o tratamento da tuberculose. Uma peça de teatro infantil tirou as dúvidas sobre a doença – seu tratamento e suas formas de contágio – para os freqüentadores do Centro Municipal de Saúde (CMS) e do Hospital Infantil Ismélia da Silveira.

No CMS, além da peça infantil, os usuários receberam panfletos com orientação sobre a doença, puderam ver no microscópio como são dos bacilos causadores da tuberculose e comeram uma fatia do bolo oferecido para todos aqueles que pegaram a doença e conseguiram se curar. “Eu peguei a doença há dois anos. Fiz tratamento de seis meses na UPH (Unidade Pré-hospitalar 24h) de Parque Eqüitativa e me curei totalmente. Sou a prova de que o tratamento funciona”, disse Antônio Luiz Bezerra, morador de Santa Cruz da Serra de 43 anos.

Panfletos informativos pram destribuídos no CMS e no Hospital Infantil

A mesma peça foi apresentada no Hospital Infantil Ismélia da Silveira, onde os usuários também puderam ver um vídeo educativo com entrevistas e dados explicativos sobre a tuberculose. Voluntários e alunos da faculdade de enfermagem da Unigranrio e da UniSuam, além de alunos do Curso técnico de auxiliar de enfermagem do Colégio Brigadeiro Newton Braga, distribuíram panfletos e procuravam identificar usuários e acompanhantes que pudessem estar tossindo para perguntar a quanto tempo se encontram daquele jeito e se já estão em tratamento. “Pessoas que estejam tossindo de forma constante a mais de três semanas podem estar com tuberculose. Elas são encaminhadas ao Programa de Tuberculose do Centro Municipal de Saúde onde podem fazer um teste que identificam no mesmo dia se estão ou não com a doença”, informou a coordenadora do Programa de Tuberculose do CMS, Carla Fernandes Lara.

Na sexta-feira, 25 de março, a programação da semana do Dia Mundial de Combate a Tuberculose se encerra com um grande evento da Secretaria Municipal de Saúde na Praça Roberto Silveira, no bairro 25 de Agosto, entre as 9h e13h. O evento terá direito a música, sorteios, com servidores da secretaria tirando todas as dúvidas sobre a doença.

A peça também foi apresentada no Hospital Infantil Ismélia da Silveira

Um comentário:

  1. Nossos profissionais vem mostrando como a dedicação e o compromisso é levado a sério, por todos para nossa população Caxiense, valeu pessoal....

    ResponderExcluir