No local, a Secretaria Municipal de Saúde montará um laboratório de entomologia para que os moradores vejam a evolução do mosquito da dengue. Também serão distribuídas capas de caixa d’água e material educativos, e oferecido atendimento para verificação de pressão arterial.
A campanha visa estimular os moradores da cidade a gastar 10 minutos de seu tempo diário no combate aos focos do mosquito em suas próprias casas. Levantamento da Secretaria Estadual de Saúde constatou que o ambiente doméstico concentra 805 dos focos possíveis do mosquito Aedes aegypti.
Durante a ação na Vila Operária, os moradores receberão orientação de como ficar atentos ao perigo: caixas d’água destampadas, calhas entupidas, ralos com água da chuva acumulada, pratinhos de vasos de planta e a necessidade de colocar baldes e garrafas com a boca virada para baixo.
Dicas da campanha “10 minutos contra a dengue”
Você sabia que com apenas 10 minutos por semana você pode afastar o perigo da dengue?
O mosquito vive dentro de nossas casas. Para garantir a saúde de sua família e de sua comunidade, basta fazer uma checagem de cerca de 10 minutos nos locais onde ele costuma colocar seus ovos.
Por que uma vez por semana?
O ciclo de vida do mosquito da dengue, do ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, podemos interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos. Agindo uma vez por semana, impedimos que os ovos, que são escuros e têm em média o tamanho de um grão de arroz, se transformem em mosquitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário