sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Estado e município se unem no combate a dengue em Caxias

Autoridades de saúde do estado e do município estarão no próximo sábado, 22 outubro, na Vila Operária, realizando a campanha “10 minutos contra a dengue”, que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre os riscos da doença provocada pela picada do mosquito Aedes aegypti. Das 8h às 13h, agentes de saúde visitarão as residências para aplicação de larvicida e de ações educativas, enquanto equipes de limpeza farão reforço na coleta de lixo. À base da operação será na Praça José de Jesus, na Rua Badgé da Silveira, ao lado do posto de Saúde Dr. José de Freitas.

No local, a Secretaria Municipal de Saúde montará um laboratório de entomologia para que os moradores vejam a evolução do mosquito da dengue. Também serão distribuídas capas de caixa d’água e material educativos, e oferecido atendimento para verificação de pressão arterial.

A campanha visa estimular os moradores da cidade a gastar 10 minutos de seu tempo diário no combate aos focos do mosquito em suas próprias casas. Levantamento da Secretaria Estadual de Saúde constatou que o ambiente doméstico concentra 805 dos focos possíveis do mosquito Aedes aegypti.

Durante a ação na Vila Operária, os moradores receberão orientação de como ficar atentos ao perigo: caixas d’água destampadas, calhas entupidas, ralos com água da chuva acumulada, pratinhos de vasos de planta e a necessidade de colocar baldes e garrafas com a boca virada para baixo.


Dicas da campanha “10 minutos contra a dengue”

Você sabia que com apenas 10 minutos por semana você pode afastar o perigo da dengue?
O mosquito vive dentro de nossas casas. Para garantir a saúde de sua família e de sua comunidade, basta fazer uma checagem de cerca de 10 minutos nos locais onde ele costuma colocar seus ovos.

Por que uma vez por semana?

O ciclo de vida do mosquito da dengue, do ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, podemos interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos. Agindo uma vez por semana, impedimos que os ovos, que são escuros e têm em média o tamanho de um grão de arroz, se transformem em mosquitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário