quinta-feira, 19 de maio de 2011

Abertura da 3ª Semana da Enfermagem tem coral e culto

16/05/2011


 
O auditório lotou na abertura da 3ª Semana da Enfermagem de Duque de Caxias
Com um auditório lotado, a abertura da 3ª Semana da Enfermagem do Hospital Municipal Moacyr do Carmo, que este ano traz o tema “Sistematização da Assistência de Enfermagem”, foi repleta de surpresas. O evento teve desde apresentações musicais a mensagens cristãs. Antes da abertura, Padre Renato Gentile, da Catedral de Santo Antônio, fez uma prece abençoando os profissionais de saúde. “Lendo o jornal do Coren que fala dos profissionais de enfermagem que têm o dever de cuidar, me remeti aos salmos 40 e 41 que diz: feliz quem cuida dos fracos e dos indigentes”, disse. Logo depois o pastor da 1ª Igreja Batista de Duque de Caxias, Clark Gable, falou que todas as profissões têm uma missão. “A enfermagem tem a missão de servir”, ressaltou o pastor.

Na mesa: Janea Lacerda, Márcia Robles, Sandra Fernandes e Antônio Martins
Representando a Secretaria de Saúde, o subsecretário Antonio Martins, falou da importância dos profissionais da enfermagem dentro do sistema de saúde. Dentro de todo contexto, são esses profissionais que têm o contato direto com o paciente, sabendo um pouco mais da sua vida, criando laços, inclusive, com seus familiares. “De nada adianta o médico prescrever a medicação, fazer os exames, se o enfermeiro não administrar tudo de forma correta. É o enfermeiro que fica mais tempo com o paciente, que cuida, de fato, dele”, comentou o subsecretário, acrescentando que "às vezes os profissionais de enfermagem ficam sobrecarregados porque estamos atendendo muito além das nossas expectativas. Para se ter uma ideia quando assumimos a administração do Moacyr eram assistidas 700 pessoas por mês. Hoje, atendemos mais de 700 por dia. Os postos 24h, em 2008, atenderam 126 mil pessoas. Em 2010, foram 725 mil. Além de termos que considerar que atendemos 40% de moradores de outros municípios sem contrapartida o Ministério da Saúde", concluiu.
Além de Antônio, compunham a mesa do evento a diretora do Hospital Moacyr do Carmo, Janea Lacerda; a coordenadora de enfermagem da Secretaria de Saúde, Márcia Robles; a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Sandra Fernandes; o presidente do Coren, Pedro de Jesus; e  o diretor técnico do hospital, Leonardo de Deus.

Janea Lacerda: "O médico trata, mas quem cuida mesmo é o enfermeiro"

Nenhum comentário:

Postar um comentário