terça-feira, 24 de maio de 2011

UNET/ADC inaugurada dia 23/05/2011 no Hospital Moacyr do Carmo


Aidê Dionísia agendou perícia do INSS no primeiro dia da nova UNET/ADC
Pouco depois de inaugurada, a nova UNET/ADC (Unidade de Educação para o Trabalho/Alfabetização Digital com Cidadania) no Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo, já trouxe resultados positivos para Aidê Dionísia da Fonseca, 46, mãe do paciente Ednardo Fonseca Conde da Silva, 24. Com o filho internado há dois meses, ela precisava agendar a perícia do INSS, e, com a ajuda de um estagiário, fez a marcação em menos de cinco minutos.

“Sou técnica de enfermagem e sei o quanto é difícil a rotina de um hospital. Meu filho foi à UPA, ao Hemorio, voltou para a UPA e graças a Deus consegui que ele ficasse aqui no Moacyr. Apesar de passar à noite na unidade, fico muito feliz em poder sair daqui, hoje, já com a perícia dele agendada”, disse Aidê.

A UNET/ADC possui dez computadores e terá vários cursos gratuitos

A unidade, inaugurada na tarde desta segunda-feira, 23 de maio, possui dez computadores ligados à Internet disponíveis para funcionários, pacientes e acompanhantes das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. De acordo com a diretora do Hospital, Jânia Maria Lacerda, os cursos serão oferecidos conforme os horários de plantão, para contemplar os profissionais da saúde segundo sua disponibilidade. “Nossos funcionários farão os cursos em horários diferentes do seu plantão para não prejudicar o atendimento à população”, informou a diretora.

A iniciativa da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (FUNDEC), de acordo com a presidente da Fundação, Roberta Barreto, “associar saúde e educação tecnológica com o objetivo de trazer mais bem-estar para a população é um projeto pioneiro no estado. Aqui, pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde poderão pagar suas contas, verificar e-mails, estudar, enfim, resolver vários problemas sem ter que sair do hospital”, falou.

Roberta Barreto fala entre o secretário Danilo Gomes e o vice-prefeito Jorge Amoreli

Para o secretário de Saúde, Danilo Gomes, é importante abrir as portas do hospital para a inclusão digital porque só quem vive uma rotina hospitalar sabe o quanto é difícil administrar o trabalho com a vida pessoal. “Geralmente, saímos de um plantão para outro, sem ter tempo sequer de comer. Ter como pagar as contas pela Internet pode parecer simples, mas vai ajudar muito”, comentou Danilo.

Para o vice-prefeito, Jorge Amorelli, a iniciativa de implantar um Centro de Alfabetização Digital em um hospital é inovador, pois demonstra que o governo pensa em conjunto. “Nós, profissionais da saúde, estamos sempre voltados para o cuidar, para amenizar o sofrimento dos pacientes e seus familiares. Por isso, é importante ter gente no nosso governo que pensa de forma ampla”, destacou o vice-prefeito.

Roberta e Jânia observam as funcionárias Tatiana e Vânia sendo orientadas

A auxiliar administrativa, Tatiana Bento da Silva, 35 anos, moradora do Engenho do Porto, e a auxiliar de almoxarifado, Vânia da Silva Cavalini, 47, Jardim Gramacho, aproveitaram logo para entrar na Internet e se informar sobre os cursos e horários. Elas garantem que vão aproveitar a unidade para se aperfeiçoar e se atualizar.

O paciente Milton Carlos de Carvalho, 50 anos, está internado há 20 dias e promete que assim que puder vai ao centro de informática para aprender um pouco. Pedreiro, Milton lamentou que não foi inaugurado antes. “Minha família agendou a perícia do INSS e o perito já veio aqui, a próxima avaliação é em agosto”, finalizou.

O paciente Milton fala a Jânia sobre sua intenção de usar a UNET/ADC

Nenhum comentário:

Postar um comentário